Home -- Portuguese -- Perform a PLAY -- 057 (Taken hostage in Egypt 5)
57. Levado preso ao Egito 5
(sons de cascos de cavalos)
José viajava pelo Egito em uma das carruagens do Faraó. Todos os saudavam. O Faraó o havia nomeado seu assistente. Ele havia dado a José um anel, que lhe dava autoridade. José viajava entre os campos e as plantações.
E aconteceu da forma que Deus havia dito que aconteceria: veio uma grande colheita.
(som de fundo de marteladas e batidas)
José edificou muitos locais de armazenagem. Quantidades imensas de grãos foram armazenadas. Os planos de José eram perfeitos. Tal como ele disse que aconteceria, após os sete anos de fartura, vieram sete anos de fome. As pessoas ficaram com fome e foram ao Faraó.
Pessoa: “Eu estou com fome. Estamos morrendo de fome. Deem algo de comer aos nossos filhos.”
Faraó: “José vai ajudá-los. Façam o que ele disser.”
As pessoas vinham de todos os lugares. Até mesmo de terras distantes. Dez homens se curvaram diante dele. José os reconheceu na hora. Eram seus irmãos. José se lembrou de seus sonhos, sobre como eles o odiavam e que eles haviam o vendido como escravo. Mas eles não reconheceram José.
José falou de maneira dura com eles.
José: “De onde vocês vieram?”
Irmão: “Viemos da terra de Canaã e queremos comprar grãos.”
José: “Vocês estão mentidos. Vocês são espiões!”
Irmão: “Não, estamos sendo sinceros. Somos doze irmãos. Um ainda está em casa e o outro já morreu.”
José: “Eu não acredito em nada do que vocês dizem. Mas como eu amo a Deus, eu vou dar os grãos a vocês. Mas eu quero que vocês voltem aqui com seu outro irmão. Um de vocês ficará aqui para garantir que vocês voltarão.”
Por que José foi tão duro? Ele queria se vingar? Não! Ele somente queria testar seus irmãos. Ele queria saber se eles haviam mudado.
Eles não faziam ideia que José estava entendendo o que eles falavam, em seu idioma, enquanto conversavam entre si.
Irmão: “Com certeza isso é um castigo pelo que fizemos a José.”
José começou a chorar ao ouvir isso, mas ainda não contou a eles quem ele era. Com todos os grãos de que precisavam, seus irmãos voltaram para casa, enquanto Simeão continuou no Egito.
Jacó, seu pai, ficou preocupado quando ouviu os detalhes da viagem ao Egito, mas quando os grãos já havia acabado, eles retornaram ao Egito, dessa vez com Benjamin. Os irmãos estavam com medo conforme mais perto do Egito iam ficando.
E o que aconteceu? Na próxima história você saberá o que aconteceu.
Pessoas: Narrador, pessoas, Faraó, José, irmão.
© Copyright: CEF Alemanha